Quem Somos
O Observatório da Educação Corporativa foi formado inicialmente por um grupo de professores da Faculdade de Administração e Educação da UFRJ, mais tarde, integrando-se a este, professores da Faculdade de Contabilidade e Economia.
Trata-se de uma articulação entre docentes que inconformados com a demora das instituições de ensino em apresentar respostas às demandas da sociedade, uniram-se em torno de uma perspectiva inovadora, interagindo com demais instituições de ensino e sobretudo com as organizações dos setores privados e públicos na tentativa de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
A formação de administradores no mundo contemporâneo, pavimentado por grandes e profundas transformações, exige o domínio de conjuntos de saberes de múltiplas aplicações de forma a atender às novas solicitações. As práticas, baseadas somente em tradições e experiências, não permitem ao indivíduo respostas adequadas aos diversos desafios que exigem visão ampla da realidade.
Decorre daí a importância de uma formação inovadora que vise propiciar a esse indivíduo conhecimentos de nível teórico e técnico atualizados, além de consubstanciar e estruturar conhecimentos e saberes comuns oriundos da própria prática.
A formação em Administração, até o presente momento, tem considerado conteúdos de formação básica, tais como: sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos, contábeis, de tecnologias da informação e de ciências jurídicas.
Esses campos de saber tradicionalmente têm atuado de forma estanque, na formação dos profissionais desta área, com muito pouca articulação entre eles.
Com o advento da sociedade pós-industrial que se caracteriza pela imaterialidade do trabalho, pelo acesso ao conhecimento promovido através da circularidade da informação, pela diversidade de novas tecnologias como a mecatrônica , dual e até mesmo artesanal, atuante em múltiplos ambientes: casa, indústria e negócio, onde o aprendizado é feito, muitas vezes, no próprio local de trabalho, na instituição de ensino e também através do autodidatismo em rede; tudo isso está impondo mudanças radicais à ordem anteriormente estabelecida, na qual os espaços destinados ao aprendizado, ao trabalho, à moradia e ao laser eram perfeitamente delimitados.
Nesse sentido, a formação dos recursos humanos pode ser concebida com o objetivo de responder às demandas desta nova sociedade, ampliando a capacidade de análise crítica, desenvolvendo habilidades que viabilizem soluções para resolver novos e antigos problemas. Assim, urge – em função de uma nova dinâmica da sociedade pós-moderna – o desenvolvimento de estudos educacionais voltados para a formação de profissionais em geral, de modo a adequá-lo às novas circunstâncias.